A BIOGRAFIA DE STELLA CARR


Stella Carr Ribeiro nasceu em 04 de fevereiro de 1932, era uma escritora brasileira.
Fez “Os Criminosos Vieram Para o Chá”,”O Segredo do Museu Imperial”,etc.
Mudou-se para São Paulo aos quatro anos de idade, quando seu pai foi chamado pela equipe de Mário de Andrade para ajudar a montar o Departamento de Cultura, hoje a Secretaria da Cultura, que não existia na época. Ela estudou línguas, literatura, artes gráficas, antropologia, pré-história.
Escreve para jovens desde 1969. Em 1977 começou a se dedicar à série juvenil de livros policiais e de suspenses baseados em coisas brasileiras, e em fatos da atualidade e em reportagens.
Escreveu três livros de poesia ilustrados por ela mesma: fez capa, produziu e ajudou a imprimir. Criou um deles num laboratório desenvolvido com crianças na biblioteca de Monteiro Lobato, o qual lhe rendeu seu primeiro Prêmio Jabuti como melhor livro de poesia em 1968, outorgado pela Câmera Brasileira do Livro.
Teve uma coluna no Jornal de letras, escreveu contos para muitos jornais e revistas.

18 comentários:

  1. Ela ainda está viva ?
    Mande a respasta para o Facebook: carlosrobertojunio.15@hotmail.com
    Dede já agredeço

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu Acho Que foi '' Os Criminosos Vieram Para o Chá ''

      Excluir
  3. Qual o nome dos pais de Stella Carr?

    ResponderExcluir
  4. Tive a oportunidade de conhecer esta excelente escritora quando eu tinha por volta de 13-14 anos. Na ocasião estava na biblioteca do colégio João Gualberto do Amaral Carvalho e, ela estava respondendo perguntas que fazíamos a ela sobre o livro O esqueleto atrás da porta. Sinto uma nostalgia grande mas que a vida em algum momento me permita estar em sua presença novamente. Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida uma grande escritora!
    Uma de suas autorias na qual amo foi"os criminosos vieram para o chá".

    ResponderExcluir
  6. A serie Calafrio, marcou minha infância, o vírus vermelho, portras do nevoeiro, entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Li "Eles Morrem Você Mata!" na minha adolescência. Fiquei anestesiado com o livro durante semanas! Depois já adulto tentei saber mais sobre a autora, porém existe pouca coisa escrita sobre a vida pessoal dela. Até mesmo fotos são uma ou duas que consegui achar.

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe se o poema "Segredo de Cientista" faz parte do livro "Caderno de Capazul", publicado em 1968 e que lhe rendeu o 1.º prêmio Jabuti em 1969? Esse poema fala sobre como o menino Lino descobre sobre o nascimento dos seres vivos... Se alguém tiver a foto do índice do livro "Caderno de Capazul", por favor, envia pra mim... Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Stella Car na minha opinião foi uma das melhores escritoras Basileiras , seu livro O passado esteve aqui é umas das suas maiores obras que li...

    ResponderExcluir